LGBT+

Madrid converteu-se nos últimos anos num dos destinos preferidos da comunidade LGBT+. As razões são evidentes: não é apenas um destino turístico e cultural relevante, é igualmente uma cidade divertida, amável e tolerante, que tem na diversidade uma das suas principais características. Um bom exemplo disto são as festas do Orgulho de Madrid, considerado um dos mais importantes do mundo. 

Ame a quem ame, Madrid te deseja. ​ 

Madrid é uma cidade que se vive, mas que sobretudo se sente, e que sempre recebe com os braços abertos, acolhendo e integrando todos os que vêm de fora. Espanha conta com uma das legislações em matéria de igualdade e de defesa dos direitos do coletivo LGTBIQA+ mais avançadas do mundo.

Desde 2005, o matrimónio entre pessoas do mesmo sexo é uma realidade. Tudo isto se reflete intensamente na vida da capital espanhola, um referente para muitos países que começam agora a percorrer o caminho para alcançar a plena igualdade. Muito mais que um bairro, Chueca é uma referência para o movimento LGTBIQA+ em todo o mundo. O seu nome evoca liberdade, respeito e tolerância. E não é para menos: aqui teve início uma tendência para a visibilidade, que agora resulta imparável, uma forma de viver baseada no respeito.

Há algumas décadas começaram a instalar-se na zona bares, restaurantes e diferentes negócios, como livrarias e lojas de moda, especializados no mundo LGTBIQA+, entre os quais alguns que se converteram já em todo um símbolo, como a livraria Berkana. Inicialmente a sua presença surpreendeu os vizinhos de toda a vida, que foram testemunhas privilegiadas da transformação do seu bairro no epicentro da tolerância e da modernidade. Um lugar onde se desfruta de um estilo de vida livre de preconceitos e de exclusões.

O bairro é uma das zonas mais cosmopolitas e vibrantes de Madrid. A praça de Chueca é o seu centro nevrálgico, junto com a praça de Pedro Zerolo, que desde 2015 tem o nome de um dos ativistas que mais trabalhou pela defesa dos direitos da comunidade LGTBIQA+ em Espanha. Galerias de arte de vanguarda, lojas com a moda mais atual, restaurantes de cozinha internacional e animadas esplanadas inundam cada rua e cada recanto do bairro, que desfruta de uma agita vida de dia e de noite. Porque a noite aqui presume de ser uma das mais animadas da cidade.

Este bairro e Madrid inteira alcançam o ápice da diversão e da tolerância  verão, quando se celebra uma das festas mais esperadas por todos: a Semana do Orgulho LGTBIQA+.

As zonas próximas fundem a sua energia e a sua vitalidade com o bairro de Chueca, oferecendo ao visitante uma ampla e diversa oferta, difícil de igualar. É o caso da rua Fuencarral –protagonista indiscutível do shopping em Madrid-, Malasaña –onde reside o coração mais indie da cidade, ponto de encontro dos criadores emergentes- e Salesas, com um espírito entre o chique e o boémio.

Cabe ressaltar que a cidade de Madrid está muito comprometida com o desporto e a igualdade de oportunidades. É a sede de  Desporto e Diversidade, uma entidade sem fins lucrativos que surge em 2017 e está integrada pelos cinco clubes desportivos LGTBIQA+ da região: Madrid Titanes (Rugby), GMadrid Sports (Mutidesportivo), Halegatos (Natação e Saltos), Madpoint (Tênis) e Madminton (Badminton). Grupos que representam a mais de 800 atletas de Madrid. 

Ao mesmo tempo, realiza a celebração do Congresso Desporto e Diversidade, um encontro anual que dá voz e codifica o passado, o presente e, também, como deveria ser o futuro do mundo do desporto. Como parte das celebrações das Festas do Orgulho LGTBIQA+ Madrid, é realizada a Corrida do Orgulho pela Diversidade, uma corrida não competitiva adequada para todos los públicos. 

LAVAPIÉS E LATINA

São dois bairros vizinhos e multiculturais. Mais do que falar de fusão, aqui é fácil ver como os vizinhos de sempre convivem com os novos vizinhos latinos, africanos e asiáticos. São dois dos bairros mais antigos da cidade que, sem perder o seu sabor mais castiço e tradicional, se converteram num exemplo de integração graças à rica diversidade étnica das suas ruas.

Muitos novos locais LGTBIQA+-friendly decidiram abrir as suas portas em La Latina, o bairro mais popular e divertido para desfrutar dos domingos madrilenos. O baIrro também tem os famosos bares Sixta Bar.

Lavapiés é também o centro de uma interessante “movida” gay e lésbica alternativa, exemplo claro da ampla variedade de espaços de tolerância da cidade. E, no que diz respeito à integração multicultural, sempre neste bairro acontecem as noites do Ramadão. 

*Texto retirado do site - https://www.esmadrid.com/pt/madrid-uma-porta-aberta-a-diversidade 

Festas do Orgulho LGTBIQA+ Madrid 2025

Madrid é um dos melhores destinos LGTBIQA+ do mundo, e as suas festas do Orgulho são um evento imprescindível para milhares de pessoas. As celebrações arrancam todos os anos no final do mês de junho (no dia 28 de junho celebra-se o Dia Internacional do Orgulho, em homenagem aos distúrbios de StoneWall que assinalaram o início das reivindicações do coletivo LGTB) e estendem-se durante uma semana, com um amplo programa de atividades reivindicativas, culturais e lúdicas, que culminam na tarde do primeiro sábado de julho, com a grande manifestação estatal (de Atocha até à praça de Colón), o principal evento reivindicativo destas festas.

Todos os anos, o programa das festas anuais do Orgulho LGTBIQA+ inclui novas surpresas, com uma série de eventos reivindicativos, culturais, desportivos e de ócio, que já se converteram em imprescindíveis.

Os concertos e espetáculos gratuitos nos diferentes palcos (Plaza de Pedro Zerolo, Plaza del Rey, Plaza de Callao e Plaza de Espanha) do MADO - organizados por AEGAL (a Associação de Empresas e Profissionais para o coletivo LGTBI de Madrid) são um exemplo de festa e reivindicação. O início das festas tem lugar no palco da Plaza de Pedro Zerolo, com a leitura do pregão por uma personalidade vinculada ao coletivo LGTBIQA+.

Outros eventos destacados são a Corrida do Orgulho pela Diversidade, o Madrid Summit (a Conferência Internacional sobre Direitos Humanos, com a participação de políticos, ativistas e líderes do coletivo de todo o mundo que debatem sobre os direitos LGTBIQA+), o certame Mr. Gay Pride Espanha (cuja final de cada edição se celebra no palco de Plaza de Espanha), a popular Corrida de saltos altos e, claro está, o grande evento central do Orgulho madrileno: a manifestação estatal, que congrega milhares de pessoas no primeiro sábado de julho.

Manifestação estatal (5 de julho de 2025)

O maior ato reivindicativo LGTBIQA+ do mundo e o evento central das Festas do Orgulho: a grande Manifestação estatal do Orgulho LGTBI. No primeiro sábado de julho, esta grande marcha percorre uma das principais artérias da cidade, partindo de Atocha (Paseo del Prado, junto ao Jardim Botânico) até à Plaza de Colón, apelando à tolerância e à igualdade para o coletivo LGTBIQA+, embora também haja espaço para o ambiente festivo sob a forma de carros alegóricos e música.

Calendário Festas do Orgulho 2025:

*Mais informações em: http://www.madridorgullo.com/ 

*Texto retirado do site - https://www.esmadrid.com/pt/agenda/festas-do-orgulho-lgtbiqa-madrid